terça-feira, 25 de outubro de 2011

Padre Alzir Sampaio (1901 - 1971)

Por: João Tavares Calixto Júnior.


Padre Alzir Sampaio (Na primeira fila, da esquerda para a direita) Acervo: Sala de História Eclesiástica do Ceará.



     Nascido no ano 1901 em Barbalha, no Cariri cearense, foi Alzir Ferreira Sampaio, pároco em Lavras da Mangabeira por 33 anos, sendo, portanto, o segundo a mais tempo passar diante à Paróquia de São Vicente Ferrer. 
     Integrante do clã dos Sampaios, importante família de régulos caririenses, toma posse como vigário de Lavras em 8 de maio de 1938, iniciando assim, uma jornada paroquial que o faria ser um dos maiores bem feitores de toda a história do município lavrense.  
     Adquire o prédio da casa paroquial, logo providenciando reforma de sua estrutura física. Constrói para a igreja o seu patamar e as calçadas com degraus que o circundam, além de terminar a construção da  mesma Igreja matriz que o recebera sem fecho integral.
    Instaura, nos anos 1940, o Círculo dos Trabalhadores Cristãos, constrói a gruta de Nossa Senhora de Lourdes e reforma a Capela de Nossa Senhora do Rosário, em Quitaiús, inexistente esta nos dias atuais.          
     Cria, em 1952, o Patronato São Vicente Ferrer, atual Colégio São Vicente, tomadas as rédeas, durante muito tempo, por sua irmã Stela Sampaio, contribuidora idem, de significância vultuosa para a educação do município. 
     Participa o Padre Alzir, como professor da primeira turma do Colégio de Iniciação Agrícola de Lavras da Mangabeira, em 1954, lecionando a disciplina de ensino religioso. O mesmo, conquanto, negou-se a efetivar-se como funcionário federal, quando acontecido isto com os demais colegas em 1962.
     Funda a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância, com ambulatório da paróquia, ajudando a socorrer muitos dos lavrenses em reais necessidades por debilidade. Esta associação, no entanto, denomina-se, a posteriori, Hospital São Vicente Ferrer, com o qual a população nos dias atuais contam.
     Conhecido pelo respeito aos dogmas da Igreja e apego à missão evangelizadora, foi Padre Alzir, em Lavras da Mangabeira, exemplo de atuação filantrópica e desenvolvimentista que dificilmente se vê por estas datas atuais.
     Veio a falecer no dia 5 de setembro de 1971 deixando saudades aos paroquianos que continuam ainda, por gerações que se seguem, homenageando-o ao batizar seus filhos como "Alzir", o Padre do amparo à pobreza de Lavras da Mangabeira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário