quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Padre José Gonçalves Ferreira - Uma Nota Prévia.

Por. João Tavares Calixto Júnior.

Padre José Gonçalves Ferreira (*)

     Há exatamente 109 anos (2 de fevereiro de 1904), assumia como Vigário da Paróquia de São Raimundo de Várzea Alegre, o Padre aurorense José Gonçalves Ferreira. 
     Nasceu no sítio Jitirana aos 28 de março de 1876, batizando-lhe o Pe. Meceno Clodoaldo Linhares na Capela da Venda aos 23 de abril do mesmo ano. Foram seus padrinhos Antônio de Jesus Ferreira e Josepha Maria Leite (Livro de Registro de Batismos da Paróquia de São Vicente Ferrer de Lavras, 1876-1877, p.17). 
     Era o terceiro filho de um total de dez do primeiro casamento de Joaquim Gonçalves Ferreira, ou Joaquim Miguel (filho de Antônio de Jesus Ferreira e Joana Batista de Jesus), com Cordulina Maria Leite (filha de Barnabé Leite Teixeira e Maria Joaquina do Amor Divino) . Era, ainda, irmão de Dom Alberto (José Leão Gonçalves), monge beneditino do Rio de Janeiro, religioso nascido do segundo casamento de seu pai (com Vitória Gonçalves Ferreira).
     Foi aluno da quarta fase do Seminário Episcopal do Crato, recebendo a Ordem do Presbiterato no Seminário da Prainha em Fortaleza aos 30 de novembro de 1902. Foi Vigário em Trairi de 25 de fevereiro de 1903 a janeiro de 1904, de onde saiu aos 3 de janeiro para assumir a Paróquia de São Raimundo Nonato de Várzea Alegre, CE, onde se demorou até a data de seu falecimento (3 de novembro de 1917).
     Foi sepultado no Cemitério de Várzea Alegre, embora seus restos tenham sido transladados ao Cemitério de sua terra natal, depois de ter atentado contra a própria vida, cometendo suicídio por enforcamento, vítima de calúnia perpetrada por dois indivíduos varzealegrenses.



Adaptado de: Venda Grande d'Aurora. CALIXTO JÚNIOR, João Tavares. Expressão Gráfica e Editora. Fortaleza, 2012, 300p.
(*) Foto do Álbum Histórico do Cinquentenário do Seminário Episcopal do Crato (1875-1925)


Nenhum comentário:

Postar um comentário