sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Lavras: Política Municipal de Educação Ambiental completa 1 ano (de esquecimento)!

      No dia 03 de junho de 2009 foi promulgada na Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira o projeto de Lei nº 012/2009 que insituiu a política de Educação Ambiental no municipio de Lavras da Mangabeira e outras providências. O texto foi colocado em apreciação e posteriormente aprovado pelos vereadores de forma unânime. Seria este um passo importantíssimo para uma maior valorização do Meio Ambiente na Terra de São Vicente Ferrer. O projeto de autoria do vereador Nilton Alves de Queiroz trouxe à tona uma importante ferramenta à educação e ao meio ambiente do município: A implantação da disciplina de educação ambiental no currículo da rede pulibca municipal de ensino, além de outros pontos. Depois de feitas as discussões sobre o tema no próprio paço municipal e sugeridas modificações e incrementações ao projeto, a Lei foi criada e divulgada aos lavrenses perante os meios de comunicação, a exemplo a Rádio Boqueirão FM.  Um passo importante para uma real valorização do que temos de mais precioso: o futuro dos nossos jovens.
      A problemática está na ação (ou omissão) dos que realmente deveriam dar execução ao projeto (PODER EXECUTIVO), já que a parte primordial já tinha sido feita pelo Legislativo (A LEGISLAÇÃO). Na teoria seria tudo muito bonito, o legislativo legislando (fazendo a lei) e o executivo executando-a. Acontece que até agora nada foi feito pela atual gestão municipal que virou as costas para os problemas ambientais do município.
      Se já não bastasse todo o imbróglio vivido pela educação municipal (INGERÊNCIA ADMINISTRATIVA, ATRASO NO PAGAMENTO AOS PROFESSORES E MOTORISTAS DO TRANSPORTE ESCOLAR, DISCUMPRIMENTO DA LEI DO PISO, DESVALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO, INOPERÂNCIA DE PCC, IRREGULARIDADES NA MERENDA ESCOLAR, FECHAMENTO DE ESCOLAS NA ZONA RURAL, ENTRE OUTROS), temos que conviver agora com todo esse descaso para com o meio ambiente.
      Não cabe neste momento ao autor deste blog sugerir ações a serem tomadas, o mais oportuno é, entretanto, esperar por dias melhores.. Pedir a Deus que ilumine a cabeça dos eleitores nestas próximas eleições e nas que se seguem, para que escolham representantes que não nos façam vergonha ou pelo menos que não riam tanto, e de forma tão escrachada da nossa boa vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário