segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Homenagem do Blog a Lavras (127 anos de emancipação política)



      O município de Lavras da Mangabeira comemorou durante esta última semana (17,18, 19 e 20/08) os seus 127 anos de existência como município cearense.
     A importância do mesmo para a região é facilmente visualisada pela riqueza cultural que lhe é atribuída, doravante à grande contribuição que seus verdadeiros filhos ilustres proporcionam perante o cenário nacional.
    Os quatro dias de festa que se sucederam mais que harmonicamente, mostram pela força da manifestação popular, que o Lavrense apesar de tantas mazelas que os massacra, ainda manifesta um profundo apoio e respeito ao participar de bom agrado dos eventos aluzivos à criação da terrinha. É importante salientar as ótimas idéias vindas da nova secretária de cultura que homenageou pessoas que muito contribuiram com o desenvolvimento local.
      O povo que compareceu ativamente às comemorações (artísticas, culturais e sociais), percebe que se tem muito a melhorar, mas que ainda está na Lavras da Mangabeira dos seus pais, avós e filhos.
      Pôde-se perceber que este sentimento não se extingue às persistências do tempo. É como um torcedor argentino a participar de uma copa do mundo, como um pernambucano a flamular a bandeira colorida do seu estado, como um norte-coreano solidário ao seu líder, participando de um exército de milhares por amor a pátria. O ufanismo é evidente! E é assim tem que ser, participando ou não de belos eventos como este, ou simplesmente de micaretas providenciais, o amor ao torrão nunca deve acabar. A cidade de hoje abriga os pensadores do amanhã deste leito que insiste virtuosamente em querer chegar a um centenário e meio de existência, sem ter valorizada uma de suas maiores pérolas: O seu Boqueirão.
      Voltemos as nossas atenções agora para o presente e miremos o futuro. Lavras que deu origem a muitas de suas vizinhas, hoje se vê um pouco enfraquecida diante de suas crias.
      Parabéns a Lavras e a todos os seus filhos pelos seus 127 anos, e que sua vanguarda regional histórica volte a ser o ponto peculiar de sua existência e grandeza!



Um comentário:

  1. os melhores dias de minha vida,vivi em Lavras,minha cidade linda,giannya sp

    ResponderExcluir