segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Casa Jerônimo Jorge em Ipaumirim: Uma feliz iniciativa em favor da educação.

  

        Completa-se dois meses (24/08/2011) da inauguração do Ponto de Leitura Casa Jerônimo Jorge no município de Ipaumirim, na microregião de Lavras da Mangabeira. Trata-se de um local dedicado ao incentivo à leitura, a realização de cursos, oficinas, palestras e mostras de vídeos, sendo ideal para fomentar o pensamento artístico e cultural da população de Ipaumirim e região.
      O processo de instalação se deu por meio de edital público federal do projeto "Mais Cultura” e do Plano Nacional do Livro e Leitura, do Ministério da Cultura, que é destinado à pessoa física ou jurídica para a realização de projetos de incentivo à leitura.
     Iniciativa do artista plástico paulista, Gregório Castelo Branco, o projeto se diferencia de uma biblioteca comum por incentivar ludicamente à leitura. Desta forma, sua importância se dá na aquisição do acervo específico, e das atividades lúdicas e artísticas que serão desenvolvidas ao longo do projeto, que tem duração inicial de seis meses.
      O local onde fica o ponto de leitura é uma história a parte. A casa de Jerônimo Jorge, ilustre morador de Ipaumirim, é um patrimônio arquitetônico e preserva memória cultural e histórica. O investimento foi de R$ 14 mil, com recurso dos Governos Federal, Estadual e Municipal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário