quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SEMACE e CONPAM em Lavras da Mangabeira

Por: João Tavares Calixto Júnior (*)

Aspecto da abertura da Gruta do Boqueirão


   Nesta última quarta-feira (09/11) fizeram-se presentes em Lavras da Mangabeira, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMACE) e do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM). Encaminhados pela Dra. Goretti Gurgel (CONPAM), os mesmos visitaram o local conhecido por Serra do Boqueirão, onde através de proposta encaminhada ao órgão, poderá ser implantada uma unidade de conservação (UC) no local. Além da Serra, os técnicos visitaram a lendária Gruta do Boqueirão, ainda não cadastrada pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), sendo, portanto, desconhecida perante a comunidade científica.
   Depois de dois dias de estada em Lavras da Mangabeira, os mesmos salientaram a importância biológica do local visitado, assim como sua beleza cênica e paisagística, apontando inclusive, inúmeros pontos de impactos ambientais causados por intervenção antrópica. 
   Apesar de já existir um projeto de instauração de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) encaminhado por um dos proprietários das terras que envolvem a proposta de criação da UC, se faz necessária a intervenção do poder público para a preservação da Serra do Boqueirão. 
   De acordo com o projeto enviado ao CONPAM, são aproximadamente 810 ha de área total a serem conservadas, englobando cerca de 20 proprietários de terrenos em seus limites. 
   Segundo Luiz Neto, um dos técnicos presentes na área, serão enviados à Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira, relatório e solicitação de proposta de criação de UC a nível municipal. "Não havendo interesse do município em criar a unidade de conservação, o estado poderá se encarregar da pauta." Frisou o técnico.


     




(*) Texto e Fotos - Professor, Biólogo (CRBio: 36.967/5-D)

Nenhum comentário:

Postar um comentário