sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Lavras terá Workshop sobre Ações Prioritárias para Conservação do Boqueirão

   



          Lavras da Mangabeira poderá de uma vez por todas ver protegido o seu maior patrimônio natural: O Boqueirão. Trata-se da apresentação de um Workshop sobre estratégias a serem seguidas para criação da  Unidade de Conservação que envolve o Boqueirão, e a importância  da preservação de sua biodiversidade. O evento, ainda sem data marcada para acontecer, realizar-se-á na Câmara Municpal  e deverá contar principalmente com a participação popular, entidades não governamentais, escolas, líderes políticos, poder público municipal, representantes da sociedade civil e ONGs  até de municípios circunvizinhos.
       O Objetivo é sensibilizar a todos sobre a necessidade de se ter naquela área, um espaço preservado e administrado pelo poder público federal, onde práticas de educação ambiental, pesquisa científica, valorização cultural e ecológica da vida silvestre sejam resguardadas para as populações locais e regionais, podendo ser abertas ou não à visitação com intuito de lazer, de acordo com o tipo de unidade a ser criada. 
      O Workshop vem a ser o primeiro passo para a criação da Unidade de Conservação, onde os esclarecimentos iniciais sobre a importãncia desta implantação, assim como todos os seus resultados e impactos para as populações, são discutidos abertamente com o público presente que participa de forma ativa das discussões.
      Uma área com cerca de 650 ha de terra foi estipulada para servir de base para a dermacação total do local de estudo. O fato, é que se faz necessário um grupo de pesquisadores, estudiosos e especialistas técnicos em diversas áreas da ciências naturais para se elaborar um projeto técnico-científico a ser enviado ao MMA (Ministério do Meio Ambiente), que depois será repassado ao ICMBio ou IBAMA. Este projeto abrange estudos como levantamentos de fauna (insetos, mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, etc...), flora herbácea e lenhosa, levantamentos topográfico-geológicos, geomorfológicos, espeleológicos, cartográficos, análises de solo, água, estudo de impactos ambientais, estudos etnobotãnicos e etc.
      Atualmente 10 projetos para criação de novas Unidades de Conservação na Caatinga estão em trêmite segundo o governo federal, nas quais 7 são de proteção integral, 2 de uso sustentável e 1 ainda não definida.  
       Estão sendo investidos no ano de 2010 o valor de R$ 200 milhões  para a implementação dessas novas áreas e a expectativa é que haja um aumento de 761.658  ha (0,92% do bioma) para 2.466.037 ha (2,98%) das áreas de Caatinga conservadas. Os principais projetos são para o Parque Nacional da Serra Vermelha e Amplliação da Serra das Confusões (PI), o Monumento Natural dos Canyons do São Francisco (AL, SE e BA), Parque Nacional do Boqueirão da Onça (BA), Parque Nacional Dunas do Sçao Francisco (BA) e Parque Nacional Serra do Teixeira (PB).
      Esperamos que após a apresentação do Workshop, que priorizará a divulgação dos resultados de estudos realizados desde o ano de 2006, e a importância do "porque preservar o Boqueirão", tenhamos ferramentas de convencimento, para que se abra processo licitatório para contratação de empresa pública especializada em realizar o  projeto técnico que será o ponto culminante para a criação da UC, e que representará grande vitória para os Lavrenses que virão seu bestial cartão postal caatingueiro ser  mostrado pro mundo como dádiva da persistência, um oásis em um torrão um tanto quanto "negligenciado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário