sexta-feira, 12 de julho de 2013

PIONEIROS NA POVOAÇÃO DA VENDA: O PROFESSOR SIMEÃO CORREIA DE MACEDO.

Por: João Tavares Calixto Júnior.

Simeão Correia de Macedo

     Simeão Correia de Macedo apresenta-se nos anais da historiografia do Cariri como uma das figuras de maior importância. Foi simplesmente o responsável pela ida do Padre Cícero ao povoado de Joaseiro, no natal de 1871, a fim de celebrar a tradicional missa do galo. Era filho do Major Domingos Gonçalves Martins, célebre por fazer parte do juri que condenou a morte Joaquim Pinto Madeira. Residente em Barbalha, em localidade conhecida por sítio Pau Seco, hoje pertencente a Juazeiro do Norte, era casado com Rosa Amélia Parente. 
     Na Venda, pequena povoação pertencente à Vila de São Vicente das Lavras, exerceu Simeão Correia de Macedo a função de Professor Régio do lugarejo (Professor da Instrução Pública Primária), tendo sido o segundo a assumir o cargo, sucedendo a Joaquim Antônio Firmino de Sousa. Residiu na povoação da Venda, portanto, de junho de 1860 a dezembro de 1867, período em que esteve à frente da educação do lugarejo. Exerceu o magistério em sua própria casa, alugada para tal fim, conforme exposto por ele mesmo em correspondência remetida ao Diretor geral da Instrução pública do Ceará através de ofício de 16 de novembro de 1863: "atendendo o número de alunos que frequentam a escola, alcança a indenização do aluguel da casa em que funciona a aula (...)”
     Em sua chegada à povoação da Venda, ocorrida aos 2 de junho de 1860, apresentou o título de Professor ao Padre José Gonçalves da Costa, Capelão local, por não haver subdelegado de ensino em exercício na ocasião, conforme ofício enviado nesta data à Diretoria de Instrução em Fortaleza. 
     Informou ainda, em ofício de 19 de julho de 1860, sobre a existência nos arredores da Povoação da Venda, na distância de meia légua, de duas escolas primárias onde os mestres não reuniam em si, “habilitação alguma para exercerem tão importante e sublime cargo”. Pedia ainda o Professor, ao Diretor Geral da Instrução Pública do Ceará, para que as referidas escolas fossem fechadas, a fim de aumentar o número de alunos na Escola de Instrução Pública da Venda.
     Em face de documentos expedidos pelo Professor aos seus superiores em Fortaleza, têm-se riquíssimos apontamentos sobre sua permanência na Venda, antes de mudar-se ao Cariri e protagonizar o encontro do Padre Cícero Romão Batista com o seu Juazeiro, fato este de valor sem tamanho para a história do Nordeste do Brasil.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário