sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Acerca do Monsenhor Meceno

Por: João Tavares Calixto Júnior.

Monsenhor Meceno Clodoaldo Linhares


Nasceu Meceno Clodoaldo Linhares no município cearense de Icó, aos 7 de setembro de 1838, filho do Capitão Francisco Gonçalves Linhares e Josefa Teresa de Jesus Linhares.
Realizou os primeiros estudos na cidade de Milagres de onde saiu para o célebre Colégio do Padre Rolim em Cajazeiras, Paraiba, a fim de aprender os preparatórios. Em 1856 partiu para o Seminário de Olinda, onde realizou todos os exames necessários, e todo curso teológico, sempre com aprovações plenas. Em 1860 recebeu ordens desde a Tonsura até o Diaconato, que lhe foram conferidas pelo Bispo Dom João da Purificação Marques Perdigão. Tendo Dom Luiz Antonio dos Santos tomado posse do Bispado do Ceará, veio receber em Fortaleza o Presbiterado, em 1º de dezembro de 1861 juntamente a Manoel Francisco da Frota, de Sobral e Manoel Rodrigues Lima, de Missão Velha, tendo sido, portanto, o primeiro padre ordenado no Bispado do Ceará, pelo que D. Luiz (1º Bispo do Ceará) o intitulava “meu primogênito”.
Celebrou a primeira Missa na cidade de Milagres aos 21 de dezembro de 1861.
Tendo falecido de cólera-morbus o Vigário de São João dos Inhamuns, foi nomeado para substituí-lo. Partiu imediatamente, tomando posse da Freguesia no mês de junho de 1862, onde paroquiou até o fim de 1874.
Falecendo seu pai na cidade do Crato, para estar mais perto da família, conseguiu do Bispo Diocesano que, de acordo, houvesse permutas dos Vigários de Lavras, Várzea Alegre e S. João dos Inhamuns, ficando ele paroquiando na então vila de São Vicente Ferrer das Lavras da Mangabeira.
Tomou posse da Freguesia de São Vicente Ferrer de Lavras aos 24 de janeiro de 1875 (permanecendo até o falecimento).
Foi deputado provincial por quatro biênios. Em 1893 foi autorizado pelo Bispo Diocesano a administrar o Sacramento da Confirmação aos fieis de sua Freguesia e aos das Freguesias de Várzea Alegre, Aurora e Umari. Foi um dos Examinadores Sinodais do Bispado. (Dicionário Bio-bibliográfico Cearense).
Embora natural de Icó, viveu grande parte de sua vida em Lavras da Mangabeira, onde deixou imperecível memória. Foi o vigário que por mais tempo se demorou na Paróquia, dela cuidando com dedicação e zelo inexcedíveis.
Homem de saber e altas virtudes sacerdotais, Mons. Meceno foi nomeado Camareiro Secreto do Papa Pio X aos 11 de junho de 1909, título confirmado aos 28 de maio de 1915 pelo Papa Bento XV. (Joaryvar Macêdo – São Vicente das Lavras, Fortaleza, 1984)
Seu trespasse ocoreeu aos 2 de janeiro de 1924, jazendo os restos mortais na Capela do Cemitério Público de Lavras da Mangabeira.



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O Rio Solidário (Na barragem do Salgado)



Joaryvar Macêdo (O "Mito" da Estirpe da Santa Teresa)


Fui à barragem, um dia, soluçando,
ver as bonitas, rumorosas águas,
para amenizar a dor, que carregando
vinha, de muitas e profundas mágoas.

Do rio amigo fui-me aproximando,
acabrunhado ao peso destas fráguas
que, dia a dia, vão me aquebrantando
e por sina cruel, sem querer, trago-as.

Mas as vozes das águas na barragem
- talvez de mim o rio condoído -
eram soluços tétricos na aragem.

E triste cena ali se realizava:
ouvindo o rio, soltava meu gemido
e ouvindo a mim, o rio soluçava.




Extraído de: Dimas Macêdo (Lavras da Mangabeira - Roteiros e Evocações. Fortaleza, 1986)